Janela de Conversão e Janela de atribuição

Janela de Conversão e Janela de Atribuição, tá ai uma coisa que eu sempre vi dentro do gerenciador de anuncio, mas nunca me preocupei em saber o que era e para  que serve.

E tenho certeza, de que se você perguntar pra pessoas que trabalham com trafego pago, o que é Janela de Conversão, mais da metade não vai saber explicar de forma clara.

Eu mesmo, sempre achei que Janela de Conversão e Janela de otimização eram a mesma coisa, e não é!

Entenda que esses dois termos são um conceito que estão nas fontes de trafego em geral, como Facebook Ads e Google Ads e outros.

E você tem duas opções para entender essa bagaça:

1 – Ler a central de Ajuda das ferramentas

2 – Ler esse artigo inteiro <3

Então, sem mais demora, vamos ao que raios são essas duas paradas.

Janela de Conversão:

Janela de conversão é uma ferramenta que as fontes de trafego utilizam para registrar uma conversão dentro de um período.

A fim de saber quais resultados você mais valoriza e assim coletando mais dados sobre eles e otimizando da melhor forma.

Como exemplo, temos o Facebook Ads, que tem por padrão a Janela de conversão em 7 dias, e ele precisa que você tenha no mínimo 50 conversões dentro do período da janela, para que o conjunto de anúncios seja otimizado.

Exatamente, o CONJUNTO DE ANUNCIOS – Me dói quando vejo alguém dizendo que o “pixel está otimizando”

Pixel não otimiza, ele serve de fonte de dados para o conjunto de anúncios, e o conjunto de anúncios é otimizado a partir desses eventos, dentro de uma janela de conversão.

Resumindo:

Janela de conversão é o período entre a pessoa visualizar ou clicar em um anúncio e a ferramenta aguardar esse usuário executar a ação de conversão para ainda ser acompanhado.

Essa conversão pode ser:

– Lead

– Cadastro

– Iniciar finalização de compra

– Compra.

Entre outros

Se você quiser a definição de Janela de Conversão do proprio Facebook, de uma olhada nesse link aqui: CLIQUE AQUI 

Janela de Atribuição:

É o período entre a interação com o anuncio e a conversão em si, onde ela ainda será atribuída a um anuncio/criativo.

Nesse caso, pra você entender melhor, vou ilustrar um exemplo:

Astolfo é anunciante no Facebook e tem uma campanha com 4 anúncios de um curso para relojoeiro.

Os anúncios eram: AD1, AD2, AD3 e AD4.

A campanha de Astolfo estava com Janela de Atribuição de 30 dias

Zezinho estava rolando o feed do Facebook e viu todos os anúncios do Astolfo, mas os viu na seguinte ordem: AD4, AD1, AD2 e por fim AD3

Zezinho não se inscreveu no curso e 20 dias se passaram, até que Zezinho entrou direto no site do curso e fez a inscrição por lá.

Nesse caso, a conversão será atribuída ao Anuncio AD3, pois foi o anuncio de ultimo click e estávamos dentro da Janela de Atribuição de 30 dias.

Podemos alterar os valores tanto da Janela de Conversão quando da Janela de Atribuição, mas em geral deixamos como elas vem de padrão.

E a não ser que você entenda MUITO de trafego, não alteraria esses valores.

Pois já foram testados e re-testados, e os valores padrão são os que mais dão resultado.

Por exemplo, caso você altere a janela de conversão para 1 dia, você terá que ter 50 conversões no dia, para que seu conjunto de anuncio otimize.

E geralmente, nós anunciantes pequenos, não temos essa quantidade diária.

Se desejar ver a difinição do Facebook para Janela de Atribuição: CLIQUE AQUI

Sabe fazer anuncios no Facebook? – Se a resposta for Não

Leia esse artigo aqui

Se a resposta for sim…

Leia esse artigo aqui tambem

 

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