Marketing digital, nada mais é do que o Marketing tradicional, utilizando de diferentes técnicas e estratégias voltadas para promoção de uma marca ou produto, na Internet.
Sempre utilizando de vário canais online, permitindo assim a análise em tempo real dos resultados.
Então, imagine você andando em uma rua movimentada com muitos letreiros luminosos.
Cada um chamando mais atenção que o outro, você quer comprar um tênis, você olha ao seu redor e vê ‘aquela’ loja de tênis e entra nela.
Agora você está navegando na Internet, você quer comprar um tênis.
Então você pesquisa e vê todos aqueles ‘letreiros’, vê o que é mais relacionado ao que procura e clica.
É a mesma situação, porem em meios diferentes.
É o mundo digital, influenciando tudo que fazemos atualmente.
Hoje em dia são utilizadas algumas técnicas para se fazer o Marketing Digital, como as seguintes:
-
Marketing Digital de Conteúdo;
-
E-mail Marketing;
-
Redes Sociais;
-
Marketing de Busca – SEM.
Marketing Digital de Conteúdo
É a ferramenta do Marketing Digital, em que se utiliza de conteúdo para gerar valor ao público.
Este é utilizado para educar, informar e entreter um usuário, que possa no futuro virar um cliente.
Dessa forma, você gera autoridade no assunto abordado no site ou Blog.
E também confiança, assim no futuro podendo inclusive adquirir produtos ou serviços indicados por você.
Por exemplo, imagine que você tem um e-book completo sobre receitas caseiras naturais utilizando produtos orgânicos.
Inicialmente, você cria conteúdos para sua audiência, informando os benefícios, as melhores práticas, dicas e até mesmo algumas receitas, separados em vários artigos em seu blog.
Dessa forma você gerou valor para as pessoas que o acompanham, elas passam a ver você como uma autoridade no assunto e no futuro podem comprar de você.
E-mail Marketing
É a técnica do Marketing Digital onde enviamos e-mails diretos, para divulgação de uma marca, produto, serviço, etc.
Geralmente tem o propósito de aumentar o relacionamento com o seu público, atualmente utilizam-se muito de técnicas de comunicação pessoal (um para um), para que o publico se sinta mais confortável.
Pois em muitos casos, pessoas acham a forma de comunicação via e-mail muito invasiva.
Por este motivo, muitos se utilizam da técnica de Marketing de Conteúdo, para que as pessoas confiem nos autores, assim digitando o e-mail para cadastro em lista.
Construir a lista desta forma, podemos dizer que ela fica ‘mais qualificada’, pois geramos uma lista de pessoas realmente interessadas no assunto que estamos criando conteúdo.
Você também poderia comprar listas prontas de e-mails para disparo de propagandas.
Porem essa pratica não é muito indicada, pois não se prova ser eficaz.
Pois as pessoal nela não necessariamente são interessadas no que você tem a dizer.
Redes Sociais
As mídias sociais tiveram um boom, a partir do ano 2000, com o Orkut, em seguida tivemos varias outras
Como o Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.
Com elas, surgiram muitas novas oportunidades no Marketing Digital, principalmente pela alta quantidade de usuários presentes nessas redes.
Hoje temos mais de 2,2 bilhões no Facebook e mais de 1 bilhão no Instagram.
Dentro das redes sociais, temos ferramentas para anúncios, como o Facebook Ads.
Onde ao montar o anuncio, podemos segmentar por interesse dos usuários, genero, idade, etc.
Maximizando o alcance para pessoas que possam se interessar pelos nossos produtos ou serviços.
Nessas mídias, também é interessante o Marketing de Conteúdo.
Assim fazendo com que o publico se interesse pela sua marca ou produto
Passando assim a seguir o que você posta nas redes.
Da mesma forma, gerando autoridade e confiança.
Marketing de Busca – SEM
Me lembro até hoje de um professor de Linux que tive, que sempre repetia:
“O dia que o Google fechar, eu desisto da vida de TI pra sempre!”.
Você conseguiria imaginar um mundo sem a busca do Google?
Por volta dos anos 2000 também, surgiram os buscadores, com a missão de nos ajudar a encontrar o desejado na Internet.
Das ferramentas de busca que se popularizaram desde então, o Google foi sem duvidas a que mais se destacou.
O Marketing de Busca, ou o SEM, é a ferramenta do Marketing Digital que tem como objetivo fazer com que determinado site seja privilegiado.
E apareça com prioridade e qualidade, para aqueles que buscam por algo relacionado a ele na Internet.
Como estratégia de Marketing Digital, utilizam-se de duas formas para aparecer com prioridade para aqueles que procuram o assunto relacionado ao que você publica.
Temos o SEO (Search Engine Optimization) e o PPC (Pay Per Click), que funcionam da seguinte forma:
- SEO – São todas as estratégias e táticas que visam o aumento da exposição de um site nos motores de busca.
Atualmente o Google, que mantém o maior mecanismo de busca da Internet, diz analisar mais de 200 fatores neste sentido;
- PPC – São formas de fazer anúncios na Internet através de espaços publicitários em resultados de uma busca ou em sites de rede de conteúdo
Esse são geralmente pago por cliques
Resumindo
Marketing digital, nada mais é do que o Marketing tradicional.
Se utilizando de diferentes técnicas e estratégias voltadas para promoção de uma marca ou produto, na Internet.
Utilizando de vário canais online, permitindo assim a análise em tempo real dos resultados.
Dentro do Marketing digital, temos várias técnicas de trabalho.
Todas muitos importantes que podem e devem ser utilizadas em conjuntos.
Já que você se interessou por este assunto, dê uma olhada neste link, fiz numa lista de 7 ótimas ferramentas de Marketing Digital.
Conversamos sobre 4 delas neste artigo:
-
Marketing de Conteúdo;
-
E-mail Marketing;
-
Redes Sociais;
-
Marketing de Busca – SEM.
Agora me diga qual assunto querem que eu entre mais a fundo, que explique melhor.
Lembrando que esse artigo sobre Marketing Digital, é para Iniciantes, que podemos aprofundar nos assuntos que mais você deseja saber.
É só escrever nos comentários a baixo, vou responder todos!
1 Comentário
[…] Você pode conferir, meu outro artigo: Marketing Digital: 4 técnicas PODEROSAS – Nele tem algumas informações […]