Instagram Comercial: Dicas para Iniciantes

Hoje vou falar com sobre o Instagram comercial.

Provavelmente você, como eu, abre o Instagram logo que acorda cedo e também deve olhar ele logo antes de dormir.

Durante os últimos meses, o Instagram lançou vários recursos e novidades e nesse artigo eu vou te mostrar tudo.

Vou começar com o básico e chegaremos até o avançado.

E se você não me segue no Instagram, que tal seguir agora?

Clique aqui e me siga lá. http://instagram.com.br/oficialmarquetingdigital

Dicas iniciais para Instagram Comercial

1. Perfil

Aqui vou te mostrar algumas características do Instagram comercial que são muito importantes.

A primeira coisa que você precisa escolher bem, é o seu nome de usuário.

O meu, por exemplo, é @oficialmarquetingdigital (sim, é com “q”, pois o correto estava em uso)

Fiz dessa forma, sem traços, sem caracteres estranhos nem nada que fosse difícil de digitar, isso facilita muito encontrar o meu perfil.

O segundo ponto é a foto.

Se você for utilizar uma foto, que seja de rosto bem focado, próximo o suficiente para te ver bem.

Nada de fotos sentado no capo de carros, ou sem camiseta, ou fazendo poses estranhas.

É um Instagram de negócios e precisa parecer profissional.

Você pode utilizar uma imagem que represente sua marca ou a sua logo.

O terceiro ponto é o seu nome, e a melhore recomendação é que utilize seu nome e seu segmento.

Como por exemplo: João da Silva – Adestrador Canino

Já em quarto lugar, temos a descrição, ou “Bio”, como as pessoas costumam chamar.

Nesse ponto você deve colocar de forma clara o que você faz e o que oferece para o publico que te segue.

Se você é adestrador de cachorros, especializado em raças grandes, você poderia usar:

Adestro seu cachorro de grande porte, deixando você no controle e com facilidade de comandos.

Seja muito objetivo, claro e que não fique duvidas sobre o que faz.

Alerta!

Você deve definir muito bem o seu nicho, para poder saber com quem você vai se comunicar.

E isso está diretamente ligado ao conteúdo que você vai postar.

Conhece aquela frase “Quem fala com todo mundo, não fala com ninguém”.

Pois é, e isso é verdade.

Você tem que ter em sua mente muito certo para quem você vai falar, definido isso fica muito mais fácil gerar conteúdo.

Por exemplo, você tem um Instagram que fala sobre moda e estilo, oferece treinamentos nessa linha.

E um belo dia, começa também a intercalar conteúdos relacionados a pescaria.

Isso não conecta com sua base atual, vai fazer com que seguidores saiam.

Voltando ali na descrição da Bio, ao final da sua descrição, faça uma chama para a ação “CTA”, pedindo para clicar no link da Bio.

E no link da Bio você pode colocar o link do produto principal que você indica, ou mesmo utilizar o Linktree.

Dentro dele você pode cadastrar vários links, como do produto indicado, o seu whatsapp, para que a pessoa tire duvidas, etc.

2. Destaques

Bom, você já tem a Bio bem feita e precisa agora definir os seus destaques de seu Instagram Comercial.

Os destaques não deixam de ser stories, de 15 segundos.

Daqueles que você posta em seu perfil diariamente, e quando você acha alguma que acha importante, você pode e deve salvar elas.

E você as salva nos destaques, para que sempre fiquem lá para todos os visitantes.

Eu particularmente, recomendo que você tenha nos destaques, assuntos relacionados ao seu negócio e bastidores.

Sobre você, o que vende e depoimentos, pois depoimentos são muito fortes para vendas.

3. Conteúdo geral

O conteúdo é o que faz com que pessoas chegando ao ser perfil, te sigam.

E você tem o dever de fazer pelo menos 3 tipos de conteúdo base.

  • Você deverá fazer conteúdo para simples entretenimento, onde você vai mostrar coisas corriqueiras.

Onde a maioria das pessoas vão se identificar e comentar, compartilhar.

  • Conteúdo educador, onde você vai fazer conteúdo com intuito de ensinar algo para as pessoas.

Geralmente podemos usar uma sequencia de stories ou até mesmo carrossel de imagens, com uma boa descrição.

  • Conteúdo motivacional, aqui você deve ir fundo nas dores do seu público, nos desejos.

E é claro, mostrar como superar ou alcançar aquele objetivo.

4. Ferramentas

Não sei se já pensou sobre isso, mas o Instagram é uma plataforma que funciona quase como uma multiplataforma.

Você tem disponível os seguintes formatos (atualmente):

  • Feed
  • Stories
  • IGTV
  • Reels

E você pode e deve utilizar todos esses canais, para mesmo dentro da plataforma, atingir mais seguidores.

E lembrando, que se você tem videos no YouTube, você pode postar os mesmos videos no IGTV, aumentando assim sua capilaridade.

5. Por que Conta Comercial?

Agora você vai entender o motivo de ter que usar uma conta comercial, se deseja realmente colocar o Instagram para trabalhar para você.

Além de funções extras, você ainda terá a opção de usar os públicos que interagirem com você, para remarketing.

Mas essa parte sobre Remarketing, já é assunto para outro post, sobre Facebook/Instagram Ads.

Acessando o Menu Principal do Instagram, você tem as Configurações e dentro de configurações temos a opção Conta.

Ali você vai encontrar a opção para alterar sua conta pessoal, para comercial.

– Não utilize a opção de Criador de Conteúdo, pois essa opção não trará ganhos futuros, relacionado a publicidade paga (se você desejar depois utilizar).

Uma das maiores vantagens iniciais, é o acesso a estatísticas sobre suas postagens.

Você consegue verificar quais foram os posts que se saíram melhor, qual storie teve mais engajamentos, etc.

É muito importante que você use uma conta comercial!

Dica Extra!

Você pode utilizar sua conta comercial, para criar relacionamento até fora do Instagram com sua audiência.

Você pode oferecer um e-book ou uma aula grátis, em troca do e-mail, WhatsApp ou até mesmo do Telegram da pessoa.

Neste caso, vai requerer um pouco mais de conhecimento de sua parte.

Pois você vai precisar fazer:

  • E-book ou aula;
  • Pagina de captura;
  • Pagina de obrigado;
  • Ferramenta de e-mail marketing (no caso de capturar o e-mail).

Além disso, vai ter que desenvolver uma sequencia de e-mails ou treinar para conversar e convencer as pessoas de que seu produto é a solução que elas precisam.

Neste caso, caso deseje aprender em detalhes tudo isso, indico que assista esse vídeo aqui.

 

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