Email Marketing

 

 

Durante muito tempo, o email marketing foi sinônimo de spam, propagandas indesejadas, etc.

Vai dizer que nunca teve algum email seu que desistiu dele, porque recebia muito spam?

Isso foi mudando e nos dias atuais, com as ferramentas de automação e com o pesado esforço dos provedores, de bloquear spam, isso hoje mudou muito!

Com as ferramentas de automação, combinadas de técnicas para captura de emails, conseguimos entregar as mensagens corretas, para as pessoas que estão interessadas, e no momento certo.

 

O que é email marketing?

 

O email marketing, nada mais é do que uma comunicação via email, com seus clientes ou possíveis clientes.

Desta forma, é utilizada de várias formas:

 

  • Promoções de produtos;
  • Promoções de passagens aéreas;
  • Acompanhamento de compras online;
  • Newsletter (Noticias);
  • Envio de conteúdos relevantes para o publico (como este artigo pode ter sido enviado a você).

 

Inicialmente, o email marketing era considerado uma forma digital de mala direta, ou seja, de propagandas via correio.

Ainda bem que evoluímos, e atualmente as melhores agencias de marketing digital veem como uma das formas mais eficientes de se comunicar com os consumidores, através de mensagens diretas.

Por que utilizar email marketing?

Podemos aqui enumerar algumas razões para utilizar, sendo elas:

  • Grande alcance – Atualmente, temos cerca de 2,9 bilhões de pessoas utilizando email no mundo, ou seja, mais de 1/3 da população mundial!

Atualmente, nosso email é utilizado para concentrar muitas informações, pois precisamos de email para cadastro em qualquer plataforma, seja ela uma rede social, banco, lojas de compras online.

Ou seja, não podemos mais viver online, sem email!

 

  • Previsão de alcance – quando fazemos um post no Instagram, Facebook, Twitter, nem todas as pessoas que seguem a página, verão a publicação.

Isso acontece porque um algoritmo determina quais são mais relevantes para cada usuário, assim não exibindo tudo, para todos – E também porque seria impossível!

Já com o nosso email marketing, conseguimos saber exatamente quantas pessoas receberão aquela mensagem.

E ainda teremos métricas de quantas pessoas abriram, quantas clicaram no link do email, etc.

 

  • Flexibilidade de formato – em resumo, podemos ter imagens, texto, gifs animados, gráficos, tabelas, etc.

Não temos limitação de quantidade de caracteres, links, etc.

Se bem que temos certas boas práticas para seguir, porém não limitações, como em redes sociais.

 

  • Um bom retorno financeiro – Isso acontece porque precisaremos de muito pouca coisa para trabalhar com email marketing.

Precisaremos de um domínio, como https://oficialmarketingdigital.com.br e de uma ferramenta de email marketing.

Aqui já entra uma coisa interessante, temos algumas que são gratuitas, para um certo volume de leads e envios, como a e-goi. (veja aqui um artigo que mostro essa ferramenta)

É obvio que temos ferramentas pagas de ótima qualidade, como a Leadlovers, que oferece muito além da automatização do envio de e-mails, porem não há versão gratuita.

 

 

 

E qual é o papel o email marketing em sua estratégia?

 

Frequentemente, quando pensamos em email marketing, logo pensamos em estratégias promocionais e comerciais.

Porém, vamos muito além disso!

Quando alguém se cadastra em algum formulário seu, para baixar um ebook ou se inscrever no seu newsletter, essa pessoa te deu permissão de falar diretamente com ela.

O email não deixa de ser um espaço privado, onde ela recebe informações de trabalho, família, amigos, etc.

Por isso, o email marketing é o canal onde estrategicamente podemos nos comunicar de forma mais direta e pessoal com os leads!

A baixo, algumas estratégias de uso para o email marketing:

 

Engajar a audiência

Assim que a pessoa deixa o email para você, ela provavelmente espera receber e-mails seus com alguma frequência, pode parecer óbvio, mas muitas empresas esquecem de nutrir os clientes com informações.

Deixando assim a lista ‘esfriar’, e ficar mais longe de se tornar realmente um cliente.

Por isso, podemos utilizar o email marketing para manter um relacionamento cada vez mais próximo, nutrindo os leads com informações uteis, dicas, etc.

Assim, eles vão sempre lembrar de você e ainda de quebra, você estará construindo sua autoridade com eles!

 

Promover conteúdos

Se você tem um site ou blog (veja aqui um artigo que explico passo a passo como fazer um), você pode promover os conteúdos que publica neste blog, para sua lista de e-mails.

Isso é essencial para atrair trafego para os novos artigos, e para seu blog.

Vender

Sim, você pode fazer isso, sem parecer um vendedor chato.

Após estreitar seus laços, nutrindo seus leads, voce pode sim enviar ofertas para eles.

Porem recomendo que não seja insistente e nem repetitivo, isso pode fazer com que eles percam o interesse e se descadastrem.

Eu gostou de duas situações para enviar uma oferta de vendas diretamente para o email de uma pessoa:

 

  • Quando há uma oferta por tempo limitado e com um valor muito vantajoso (como na Black Friday)
  • Quando eu faço um conteúdo, que não aparenta ser uma oferta direta (como um artigo review do produto)

 

Porem, nessas duas situações, não é bom que seja com frequência maior do que 4 conteúdos para 1 oferta.

É claro que, no meio do conteúdo, você pode colocar um banner ou outro, sem exageros, com alguma propaganda – desde que esse não atrapalhe a experiência de leitura!

 

 

 

Se relacionar com os clientes

Assim que um lead vira um cliente, depois que adquire algum serviço ou produto seu, é muito importante que mantenha a comunicação.

Compradores trazem inúmeros benefícios, podemos vender novamente algum outro produto, caso ele goste do que adquiriu, ele com certeza falará bem para amigos e familiares, etc.

Ou seja, trate bem quem já comprou com você, isso é essencial!

 

 

Quais e-mails sua estratégia de email marketing deve ter?

 

Aqui temos uma variedade de e-mails que podemos utilizar, dentre eles temos as mais comuns:

 

Atualização de site ou blog

Ou seja, o que já falamos antes – Enviando email toda vez que colocamos um novo conteúdo no blog.

É uma maneira de manter sua lista ativa, e assim trazendo eles novamente para seu blog, mantendo eles em contato com todos os seus conteúdos, que podem incluir propagandas discretas e CTAs.

 

 

Newsletter

Aqui temos uma antiga conhecida das lojas online, muitos deles enviam atualizações periódicas, que podem ser mensais, semanais e até diárias! (Submarino.com.br que o diga!!!)

Se você utiliza de Newsletter, não esqueça de trabalhar bem a identidade visual, o título e o início do conteúdo, para reter o leitor no texto, e não esqueça e chamar ele para ler matérias completas no seu site.

 

 

Email de nutrição de leads

Nessa modalidade, podemos fazer com que, a partir de ações do lead, como por exemplo baixar um ebook sobre determinado assunto, colocar ele numa sequencia de nutrição.

Ou seja, dependendo a ação dele, ele passará a receber uma sequencia programada de email, que contem assuntos relacionados ao inicial.

Segmentando assim, a comunicação fica mais assertiva e dessa forma podemos ao final desse funil, ofertar algum produto relacionado.

 

Por onde começar? – Ferramentas de email marketing e templates

 

Temos hoje no mercado, uma variedade de ferramentas para automatização de email marketing, sendo algumas delas o e-goi, Leadlovers, Aweber e muitos outros.

Eu particularmente gosto muito da Leadlovers, pois ela faz muito mais do que enviar e-mails. Ela tem funis condicionais, criação de landing pages, formulários, etc – Com muitos templates.

Porem, se você está iniciando, eu indicaria a e-goi, pois ela tem um plano até 5000 leads e 15000 envios, de graça! – Não é tão completa como a leadlovers, mas vai te servir muito bem no início.

Em busca do template perfeito

 

Escolhida a ferramenta, vamos ao próximo passo importante que é escolher o template a utilizar.

Mesmo se você escolher pela e-goi gratuita, você terá vários templates para utilizar.

E aqui, vai uma dica importante – Sempre teste o formulário de captura, landing page, modelo do email em todos os dispositivos.

Sabe por que? – Porque cada vez mais as pessoas utilizam celulares para tudo, inclusive ler e-mails, acessar blogs, etc.

Tenho feito algumas experiências com propagandas no Facebook Ads, e acredite ou não, em alguns testes, todo o trafego foi de dispositivos móveis!

Tente sempre manter o visual limpo, sem muitas informações pesadas visuais – Menos é Mais – Tente focar no conteúdo o CTL (Chamada para a ação)

 

Cuidando de sua lista de email

 

Com o passar do tempo, sua lista de email vai ‘esfriando’, aproximadamente 22% ao ano.

Pensando nessa informação, é extremamente importante que você mantenha suas iscas digitais, box de captura, etc, funcionando corretamente, para que sempre tenha novos e-mails sendo cadastrados.

E temos aqui uma regra que NUNCA DEVE SER QUEBRADA.

NUNCA COMPRE LISTAS DE EMAILS – NUNCAAAA

Sabe por que? – Simples – Quem estiver nessa lista, não lhe deu a permissão de enviar e-mails para ele, não te conhece e provavelmente não estará interessado em seu conteúdo.

E pior que isso, as ferramentas de email marketing, e os provedores de email, conseguem detectar pelo uso da lista, taxa de retorno e até mesmo e-mails marcados para detectar que voce está utilizando uma lista que não foi capturada lead por lead.

E nesse sentido, seu domínio pode ser marcado numa lista negra, passando a ser considerado como spam!

Então – Não compre lista de e-mails –

 

 

Como construir uma lista de e-mails real e de qualidade?

 

Bom, para podermos coletar e-mails, é preciso adicionar em nosso site ou blog, box de capturas para newsletter, banners chamando para download de ebooks gratuitos, levando para landing pages, etc.

Dessa forma, as pessoas irão fornecer voluntariamente o email, para ter acesso ao conteúdo oferecido – Assim esperando que enviemos e-mails para eles!

Temos várias ferramentas que auxiliam nessa tarefa, fazendo que seja bem mais fácil.

A própria leadlovers tem algumas que podemos usar, facilitando muito se você já estiver pagando por ela.

Podemos também utilizar alguns plug-ins no WordPress, que fazem essa tarefa, como o Elementor, Hello Bar, entre outros.

 

E uma dica importante, quanto mais fácil dos seus visitantes deixar o email, melhor!

Ou seja, inicialmente não solicite nome, telefone – Pegue somente o email mesmo!

Num próximo contato, onde você poderia oferecer algo diferente, como um outro ebook, uma consultoria via Whatsapp, podemos coletar outros dados para melhorar o cadastro.

 

 

Dicas para escrever e-mails ótimos

 

Não faça textos longos

É sabido que a atenção das pessoas, é presa ou se perde.. nos primeiro 8 segundos.

Ou seja, inicie o texto com o que é importante, ou com a informação principal do que será apresentado a seguir.

Seja objetivo e muito claro.

Ajuste a linguagem

Com voce conhecendo seu publico, escreva na linguagem que é mais facilmente entendida por eles.

Por exemplo, não utilize gírias, se o seu publico for de advogados, porem se o seu nicho é o de academia, poderá utilizar as gírias relacionadas. – Preste muita atenção nesse ponto.

 

Sempre se trata de uma conversa

 

Ou seja, mesmo que saiba que está escrevendo um texto para muitas pessoas, faça transparecer durante o texto, que esse texto é direcionado para uma pessoa.

Faça como se estivesse conversando de 1 para 1 – Uma conversa pessoal, frente a frente.

Concluindo

O que vimos até agora, é o básico para se iniciar, porem espero que tenha lhe dado uma boa base para iniciar.

É bom também, que faça um plano de ação bem definido, vai ajudar a manter a ordem e o foco.

 

Eu costumo utilizar 4 etapas básicas para trabalhar:

  • Definir o avatar (alguns chamam de persona) – É a média das pessoas a qual você se dirige, levando em consideração faixa etária, gostos, dores, desejos, etc.
  • Planejar o conteúdo – Eu costumo fazer uma pauta de conteúdo, uma lista numa planilha com os assuntos que já são pesquisados naquele nicho
  • Planejar a frequência de envio – Isso ajudará a se planejar. Eu, por exemplo, costumo colocar um conteúdo por semana
  • Definir o objetivo de cada campanha – Por exemplo, eu farei colocarei esse artigo no blog e enviarei uma campanha de email marketing chamada de Broadcast, para informar meus leads, que eu tenho um novo conteúdo.

 

Ao final desse artigo, você saberá o que precisa fazer, para tirar do papel seu projeto de email marketing, precisando estudar agora as ferramentas mais a fundo e é bom que estude um pouco de copywriting.

 

Ser você leu até aqui, primeiramente lhe dou os parabéns!

E vou pedir para voce, por favor compartilhe esse conteúdo e deixe seu comentário logo a baixo!

 

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