Como aparecer na Primeira Página do Google

Como aparecer na Primeira Página do Google e receber uma enxurrada de Tráfego Orgânico diário e sem pegar por isso, é uma motivação e tanto para qualquer dono de Blog, certo?

Por isso, o SEO é tão importante e é um caminho sem volta. Você precisa percorrer ele!

Para um iniciante, pode soar bem intimidador e difícil, pois as técnicas e as fontes de informações, normalmente trazem informações de forma complicada.

Não se preocupe, já me senti assim e acabei descobrindo que além das técnicas, ajustes, etc.

A palavra de ordem é:  Consistência

Não adianta aplicar tudo, e simplesmente fazer 1 ou 2 artigos e esperar.

O que é SEO?

Search Engine Optimization – Uma série de técnicas que ajudam uma página web a ser bem posicionado na indexação de busca, em motores de busca como Google, Bing, etc.

O Google tem o que eles chamam de “Robos”, que fazem a leitura dos sites, vasculhando e coletando informações sobre as páginas, assim, essas informações são usadas para relacionar os conteúdos que são relevantes para cada busca.

Otimizar seu site, significa informar ao Google e outros buscadores, os dados corretos, para que eles consigam indexar seu site em buscas relativas aos assuntos tratados em seu site.

Um site ou blog otimizado, tem um aumento significativo de tráfego Orgânico, que é aquele de pesquisas feitas no Google, Bing, etc.

Vantagens de SEO em seu Blog

Mesmo que as redes sociais como Facebook, Instagram, etc, sejam enormes hoje em dia, o Google ainda continua sendo a maior fonte de pesquisa das pessoas, seguido do YouTube.

Sendo assim, é importante para qualquer blog ser bem posicionado, pois isso vai trazer para você:

  • Tráfego altamente qualificado
  • Economia com anúncios
  • Autoridade
  • Possibilidade de captura de Leads (sem pagar por isso)

SEO On-Page x SEO Off-Page

O SEO normalmente é dividido em duas partes, o On-Page e o Off-Page.

Ta Danilo, mas o são esses dois nomes estranho?!?

  • SEO On-Page

Tudo que você faz dentro do seu site ou blog, para otimizar as configurações ou seu conteúdo, para que ele seja posicionado

  • SEO Off-Page

Tudo que é feito fora do seu site, para que possa posicionar ele melhor

Nesse caso, estaríamos falando de Backlinks, por exemplo.

Neste artigo, estaremos falando sobre o SEO On-Page, com relação a otimização de conteúdo, da forma que aprendi no Formula Negócio Online e é como eu utilizo.

Como Otimizar o Conteúdo do meu Blog?

Temos que otimizar para os robôs, porem precisamos pensar nas pessoas. Pois são essas que irão ler seu conteúdo.

E como a experiência do usuário, é um dos fatores de posicionamento, fazendo isso, já é ponto para você.

Durante o artigo, você vai acabar percebendo que os robôs tem a programação de ‘gostos’ parecidas com os nossos gostos humanos.

Por exemplo, eles gostam de boa organização do texto, fotos, títulos atraentes, informações extra, boa escrita, etc.

Pensando nisso, para otimizar seu conteúdo, antes de qualquer coisa, é necessário boa escrita para humanos, que lerão.

Depois disso, podemos otimizar os seguintes pontos e existe um Plugin que te ajuda a ver melhor esses pontos (Yoast SEO)

  1. Títulos atraentes e com palavras-chave
  2. Permalink personalizado
  3. Usando palavras-chave nos posts
  4. Incluindo meta-tags
  5. Utilizando cabeçalhos
  6. Incluindo links internos e externos
  7. Anexando imagens com palavras chave

Veja a baixo, uma das telas de ajuda do PlugIn, veja que ela mostra ponto a ponto o que você deve fazer!

Mas, o que é Palavra chave?

É uma palavra ou sentença, que resume o tema do seu artigo.

Temos palavras chaves abertas, genéricas, normalmente de uma só palavra.

São as mais difíceis de indexar em primeira página, porque normalmente são muito concorridas.

Ex.: “inglês”

Consegue imaginar quantas pessoas pesquisam isso mensalmente? – Eu te digo: 90500

Ou seja, existem MUITOS sites brigando por essa palavra, e não é uma boa ideia para um blog iniciante, tentar entrar nessa briga.

Seria mais inteligente, utilizar palavras chave com cauda longa, frases mais completas e mais especificas como:

Ex.: “Como aprender Inglês para iniciantes que vão viajar”

Ok, mas como saber as palavras chaves para utilizar em meus artigos?

Isso com certeza é a primeira coisa que você deve fazer, pois fazer artigos sobre assuntos que as pessoas já procuram, é um ponto muito importante.

Não adianta nada escrever um ótimo conteúdo, ou fazer um ótimo vídeo, se ninguém estiver interessado e procurando sobre aquilo.

Nesse ponto, temos algumas ferramentas para auxiliar nessa busca, porem vou citar somente três  aqui, que são gratuitas!

  • Google Keyword Planner
  • Google Trends
  • Uber Suggest

Veja o print a baixo, pesquisando sobre ‘Como aparecer na Primeira Página do Google’, veja que o site Uber Suggest da algumas ideias diferentes, e dai você pode iniciar uma pesquisa mais a fundo.

Como aparecer na Primeira Página do Google

Utilizando as ferramentas acima, você poderá pensar no assunto que vai escrever, e se colocar no lugar da pessoa que pesquisaria aquele assunto.

No exemplo do inglês, você poderia começar com: Como Aprender Inglês

Que não deixa de ser uma palavra chave genérica, porem essas ferramentas, te dão sugestões de termos relacionados com a palavra digitada por você.

Termos esses, que os usuários também buscam, e seus volumes de busca mensais!

Chega a ser mágico isso..

Já definiu sua palavra chave, e agora?

  1. O titulo do seu artigo deve que começar com ela, se possível.

No mínimo tem que conter a palavra chave.

Quando fazemos uma pesquisa no Google, uma das primeiras coisas que olhamos, é o título, se ele faz sentido com o que pesquisamos.

Então, conter a palavra é de extrema importância.

  1. Na introdução, a palavra chave deve aparecer no primeiro parágrafo.

É muito importante que ela apareça aqui, pois deve ficar evidente que é o assunto principal.

  1. Durante o desenvolvimento do texto também devemos utilizar a palavra chave ou variações dela, a proporção deve ficar mais ou menos 1 para 100.

Ou seja, um artigo com 1200 palavras, deve conter em média 12 vezes sua palavra chave ou variações dela.

  1. Na descrição de pesquisa, a meta-descrição, é o texto que aparece no resultado de pesquisas, logo em baixo do titulo e deve contem um breve resumo do que o leitor irá encontrar no artigo completo.

É muito importante que contenha sua palavra chave, pois ela aparecerá em negrito durante a pesquisa.

  1. No Permalink do seu artigo, ou seja, no link do seu artigo.

Também aparecerá em negrito quando alguém pesquisar a sua palavra chave, isso ai chamar a atenção da pessoa que está pesquisando e pode aumentar sua taxa de cliques.

Por exemplo, um artigo que tem como palavra chave: Como aparecer na Primeira Página do Google

Seria interessante que o artigo fosse: https://oficialmarketingdigital.com.br/como-aparecer-na-primeira-pagina-do-google

  1. No título e subtítulos do artigo, é importante que contenha sua palavra chave, pois os robôs fazem a leitura dos textos.

Normalmente o H1 é utilizado no título (que já tratamos no item 1), e o H3 é utilizado nos subtítulos, dessa forma dando informações de estrutura para os robôs e ajudando no ranqueamento.

Não esqueça de otimizar suas imagens!

Os robôs conseguem ler textos, e não imagens.

Eles entendem que há uma imagem ali, porém não sabem o conteúdo.

Então como fazer para que eles entendam? Palavras chave, da mesma forma.

Nas propriedades de uma imagem inserida em um artigo, é possível inserir um texto alternativo e tags, então faça isso com palavras chave relativas ao tema.

Além disso, mesmo antes de subir elas para o site, renomeie elas com palavras chave relativas.

E também não utilize imagens muito grandes e pesadas, isso pode contar negativamente, se o site demorar muito para carregar.

Youst SEO2

Em resumo….

Como eu sempre digo, escreva para que pessoas leiam, pois as pessoas sempre devem ser o seu foco.

Além disso, utilize o plugin Youst SEO,  ele vai ajudar muito você a ajustar o SEO dos seus artigos.

E como eu disse lá no inicio, Consistência é a palavra de ordem, para que você possa aparecer na Primeira Página do Google.

Você tem que otimizar cada vez mais os seus artigos, o seu blog, conteúdos diversos, e postar com consistência.

Se vai fazer um artigo por semana, faça, sem falta e sempre pensando nos usuários.

Largue aquele pensamento de imediatismo, isso aqui leva tempo, mas quando começar e crescer, você vai se surpreender!

Um grande abraço!

E deixe seu comentário a baixo!

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