Cerebro

 

Psicologia e marketing estão intimamente ligados, principalmente quando o assunto são as vendas matadoras.

Quando você atinge um ponto especifico da dor ou desejo do seu publico alvo, você pode aumentar muito o número de vendas”

E nesse ponto, a psicologia explica algumas coisas muito úteis, quando se pensa em vendas.

Seja elas online, ou não.

Estudos apontam que, tomamos cerca de 30 mil decisões dentro de um dia normal.

Se nós fizéssemos todas essas escolhas conscientemente,o desgaste mental seria incalculável.

Então, nosso cérebro ‘automatiza’ a maioria delas, deixando somente as mais importantes para nós.

E o cérebro, fica atento a certas situações, que aqui chamamos de ‘gatilhos mentais’ para que ele tome decisões automáticas.

 

Dessa forma, utilizamos alguns “truques” que levam automaticamente ao que muitos chamam de vendas matadoras, independentemente de quais produtos você vende ou qual é o seu grupo-alvo.

 

Neste blog listamos quatro ‘gatilhos’ de conversão psicológica para você, que funcionam muito bem.

Aproveite e aplique!

 

 

 

 

Vendas matadoras: 4 Gatilhos mentais para convencer qualquer um.

 

1.    Escassez

Um gatilho psicológico amplamente conhecido para as vendas matadoras, é o da escassez. Quando apenas um pequeno número de um determinado produto pode ser encomendado, o cérebro pode fazer a escolha de comprar.

Naquele momento, as pessoas são motivadas a comprar algo com base na ideia de que, de outra forma, perderiam.

E o medo de perder, normalmente supera o de ganhar.

Um exemplo que eu via pouco:

Considere O Novo Videogame Nintendo Classic Mini.

Produzido em pouca quantidade, e muitos gostariam de comprar pela nostalgia.

Ao colocar uma mensagem informando que a quantidade é limitada, faz com que o cérebro dos compradores tenha uma resposta mais rápida.

Inconscientemente a pessoa pensa:

“Seja rápido, existem apenas alguns produtos disponíveis!”

Alguns vendedores, ainda colocam um contator online de quantidade.

 

Neste sentido, o Booking.com aborda esta estratégia de vendas matadoras muito habilmente, afirmando em seu site em muitos quartos de hotel que “há apenas 1 quarto disponível”.

Alguns sites utilizam o gatilho da Escassez junto ao da Urgência, ao inserir no site um cronômetro com o tempo para comprar, por exemplo: “Você tem apenas 2 minutos e 5 segundos para aproveitar essa oferta”.

 

 

 

2.    Prova Social

Um exemplo bem conhecido de prova social?

Dois restaurantes, um ao lado do outro.

Um cheio, com fila e outro completamente vazio.

Em qual você iria? Provavelmente no Cheio, não é? (a não ser que esteja com muita pressa)..

Você pode aplicar isso on-line, indicando quais produtos são populares.

Você pode usar como prova social em uma loja on-line, por exemplo, indicando que os produtos mais populares são “populares” ou “mais vendidos”.

Você tem muitos visitantes no site? Então você pode até indicar quantos visitantes estão olhando para um determinado produto naquele momento, indicando que os consumidores estão fazendo uma boa escolha.

Você também usar depoimentos, ou seja, pode inserir um campo de comentários, no caso de produtos vendidos.

Clientes satisfeitos, poderam fazer resenhas sobre seu produto, dando mais confiança aos novos compradores.

Para você como um empreendedor on-line, vale a pena acionar esse comportamento com seus clientes para conseguir vendas matadoras. Como você faz isso?

Torne as resenhas visíveis em sua loja virtual, de preferência com fotos do cliente que usa o produto em questão, coloque depoimentos de clientes em sua página “Sobre nós” ou, por exemplo, entreviste um de seus clientes sobre sua experiência de compra.

 

3.    Reciprocidade

Quando uma pessoa recebe um presente, isso envolve um efeito psicológico: A pessoa tem a necessidade de dar algo de volta.

Você também pode usar esse efeito psicológico no mundo do comércio eletrônico para conseguir vendas matadoras.

Ofereça aos clientes um presente com um pedido. Como resultado, é mais provável que eles peçam na sua loja virtual novamente mais tarde.

Por exemplo, dê um pequeno presente ou um código de desconto quando alguém pedir algo de você.

Você não precisa necessariamente informar ao cliente que ele recebe um presente com seu pedido, mas também pode enviar uma amostra ou outra coisa como uma surpresa.

Um presente nem sempre tem que ser tangível.

O conteúdo também pode servir como um presente perfeito para clientes existentes e potenciais.

Ou design, quando você vende utensílios de cozinha, por exemplo.

Muitos vendedores hoje em dia, oferecem conteúdo gratuito online, de qualidade e relevância, sobre o assunto ao qual os produtos dele se referem.

Dessa forma, ajudam muito as pessoas no decorrer do tempo.

Fazendo assim, que se sintam em divida e acabem comprando o que indicar.

 

 

 

4.    Autoridade

A autoridade é importante na vida diária.

Pense no especialista do hospital em seu jaleco branco que você acredita em sua palavra.

Segundo ele, você tem que tomar certos medicamentos duas vezes ao dia?

Ele estudou para isso, então você assume que o conselho dele está correto e você o segue.

A esse respeito, todos nós simplesmente concordamos com as recomendações que os outros fazem quando os experimentamos como uma autoridade em seu campo.

Caso o médico não estivesse usando Jaleco, mas sim um jeans e uma camiseta? De acordo com a pesquisa de Cialdini, nós adotaríamos suas recomendações com muito menos facilidade.

Nossos cérebros estão preparados para confiar na autoridade.

Isso nos ajuda com todo tipo de coisas na vida cotidiana:

Desde como você deve se comportar no trânsito até receber recomendações de um médico ou outro especialista.

Você também pode usar o princípio de autoridade on-line.

Você vende um produto e quer ter mais autoridade para conseguir vendas matadoras?

Por exemplo, mostre as marcas de qualidade que sua loja virtual cumpre e destaque os produtos de sua loja, que mostram que você é o profissional quando se trata dos produtos que você vende.

Você também pode permitir que um especialista diga algo sobre seu produto.

Utilizando da Reciprocidade que já vimos, na forma de entregar conteúdo gratuito, por longos períodos.

Faz com que você a cada dia, fique com sua autoridade mais alta, fazendo com que pessoas queiram ver o que você tem a dizer.

Atualmente, algumas autoridades que eu tenho acompanhado são, por exemplo Mairo Vergara (Que ensina inglês), e o Alex Vargas.

Mairo Vergara, tem um curso de Inglês, vi numa palestra, ele dizendo que trabalha 365 dias por ano, mas só ganha dinheiro em 2 dias no ano!

Ou seja, ele entrega conteúdo gratuito todos os dias do ano, mas quando abre o carrinho, o gatilho da reciprocidade faz com que ele tenha vendas matadoras!

Alex Vargas é outro que produz conteúdo diariamente, fazendo com que ele seja a maior autoridade em Marketing Digital do Brasil.

Inclusive, ele tem o Curso Formula Negócio Online, que é o mais completo existente no mercado Brasileiro.

 

E se você quer ir mais a fundo nesse assunto de Gatilhos Mentais e CopyWriting, ele colocou há poucos dias, um Bônus Exclusivo sobre CopyWriting.

Clica aqui e da uma olhadinha, você não vai se arrepender!

 

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