Saiba como utilizar um Marketplace para fazer o seu negócio crescer.
Muita gente acaba confundindo Marketplace e e-commerce.
Na verdade, eles podem tem o mesmo objetivo, porem não são a mesma coisa, eles têm conceitos diferentes.
Neste artigo, vou te explicar o que é markeplace e como você pode utilizar ele em seu negócio.
Muitas empresas deste setor vêm se destacando.
Principalmente depois que os maketplaces se popularizaram e começaram a movimentar as vendas pela Internet, fazendo a ponte entre os produtos e os clientes, através de plataformas online.
Mas afinal, Danilo, o que é Marketplace e como funciona?
O que é Marketplace e o que significa
Marketplace geralmente é um espaço, online, que tem como objetivo reunir vendedores de produtos com os seus clientes.
Em resumo, podemos dizer que um marketplace é um shopping online.
Em geral, a vitrine é compartilhada e gera vantagens para todos que estão lá.
Quem é cliente consegue consultar rapidamente itens semelhantes, comparando preços, frete, etc.
Já quem está vendendo, tem um espaço apropriado, seguro e com trafego suficiente para a divulgação de seus produtos.
Assim, diminuindo inclusive, o gasto com divulgação.
E no final, o espaço, ganha comissões em cima das vendas feitas através do marketplace.
E no Brasil, como andam os marketplaces?
Em meados de 2012 surgiram os primeiros marketplaces e hoje são incontáveis opções.
Gigantes como Mercado Livre, Magazine Luiza, OLX, Amazon, dentre muitos outros, dominam o mercado.
E eu me arrisco a dizer, que provavelmente você nem sabia que a Lojas Americanas é um Marketplace!
Digo isso, porque não é todo mundo que percebe que vários produtos são vendidos por parceiros, dentro do site.
Já focado em pessoas físicas, vendendo produtos usados, temos o Marketplace do Facebook.
Onde é possível anunciar para vender e comprar itens diretamente de outras pessoas.
Vantagens indiscutíveis de utilizar um Marketplace:
1. Exposição
Com certeza, é a maior das vantagens.
Quando um site já possui reputação e uma quantidade significativa de usuários diariamente, as pessoal já consideram aquele lugar como referencia para compras.
Como é o exemplo do Mercado Livre.
Dessa forma, as pessoas já criam o habito de estar olhando, comparando e comprando produtos neste site.
Ou seja, os anunciantes gastam menos, para atingir mais pessoas e vender mais.
Essa vantagem é maior ainda, quando a empresa é nova e não possui ainda reputação, pois de certa forma, aproveita do nome da própria plataforma para conseguir iniciar.
2. Explosão de vendas
Uma audiência grande e a reputação de alguns marketplaces podem ajudar no aumento exponencial em vendas para seu negocio.
Fora isso, como os marketplaces precisam que você venda, para que eles mesmos ganhem dinheiro, acabam investindo em publicidade, para atrair sempre novos clientes para a plataforma deles.
Então, pequenos negócios não precisam investir quantidades expressivas de dinheiro em marketing.
3. Custo operacional e retorno
Utilizando essas plataformas, a empresa anunciante não tem custos diretos antecipados com hospedagem, domínio, canais de atendimento ao cliente.
Pois o custo geralmente é gerado somente na venda, não sendo necessário, na maioria das vezes desembolsar antes de realmente começar a vender.
4. SEO – Search Engine Optimization
Quando você procura algum produto no Google, já percebeu que logo no inicio temos várias opções do mesmo produto, em lojas diferentes?
Utilizando algum dos grandes Marketplaces, você tem uma grande chance de aparecer ali nessa pesquisa, mesmo sem pagar pelo anuncio em si.
Isso se deve ao fato de que esses grandes portais, tem um numero grande de acessos e em geral são muito bem posicionados nas pesquisas do Google.
Inclusive, tenho um artigo aqui no Blog sobre SEO, é só clicar aqui para ler depois
5. Crescimento de sua empresa x Publico diverso
Como os grandes marketplaces atraem praticamente qualquer tipo de publico, é natural que seu negocio cresça rápido com a visibilidade que você vai ganhar.
Dessa forma, sua empresa poderá também diversificar linhas de produtos, potencializando assim mais ainda seu crescimento.
Provavelmente você não teria essa mesma chance de crescimento, se não trabalhasse com Marketplaces.
O que é marketplace: Nichos diversos
Até aqui falamos somente os marketplaces comuns, onde se vendem produtos.
E na verdade, são os mais conhecidos e com quantidades de vendas realmente impressionantes.
Mas, é bom que você saiba que existem vários tipos de marketplaces na Internet.
Muitos deles, inclusive gigantes de mercado, são direcionados a um nicho especifico.
Um bom exemplo é a Netshoes, onde você encontrará artigos mais relacionados a esportes.
Dessa forma, você tendo uma empresa de um nicho especifico, pode escolher um marketplace que seja mais direcionado ao que vende.
Assim, já pegando a fatia do público, que já sabe o que procura e está mais disposta a comprar.
Alguns exemplos de Marketplaces, e alguns com nichos mais específicos, vai que você precisa encontrar um!
1. Uber:
Sim, é um marketplace de serviços, onde são ofertados serviços de transporte.
2. Airbnb
Outro relacionado a serviços, porem aqui você encontrata casas, apartamentos, quartos, etc.
Em uma ocasião, cheguei a encontrar um ônibus, que alugava lugares para dormir, num evento que eu fui!
3. Facebook
Já falamos dele, e é um lugar onde pessoas vendem para pessoas, com foco em produtos já usados, porem podemos encontrar de tudo lá!
4. Magazine Luiza
Este é um exemplo clássico de um Marketplace de produtos físicos.
Inicialmente, Magazine Luiza era somente uma loja física, com diversas espalhadas pelo Brasil.
Depois de iniciar com as vendas online, o fluxo natural do negócio, fez com que se tornasse um dos maiores marketplaces do Brasil
O que é Marketplace: E para finalizar…
Mesmo que você já tenha seu e-commerce, ou até se está pensando em iniciar.
Começar a trabalhar com Marketplace é uma ótima ideia, pois você se estiver começando, gastara muito pouco dinheiro.
E se já estiver no mercado, poderá reduzir seus custos e aumentar significativamente seu volume de vendas.
Já imaginou sua loja, nas maiores vitrines de vendas do Brasil? Isso é mais do que possível!
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