O marketing de conteúdo tem muitas formas. E isso às vezes dificulta a compreensão do que é marketing de conteúdo.

Além disso, termos como marketing de conteúdo, marketing de mídia social, storytelling e estratégia de conteúdo são frequentemente usados ​​de forma intercambiável.

É por isso que neste blog trazemos três exemplos concretos de marketing de conteúdo de empresas conhecidas, confira!

Marketing de conteúdo em poucas palavras

O marketing de conteúdo é o processo de marketing e negócios para criar e distribuir conteúdo valioso e atraente para atrair, adquirir e engajar um público claramente definido e compreendido, principalmente com o objetivo de gerar uma ação lucrativa com o cliente.

Além disso, seu conteúdo deve atender a determinados critérios para uso no marketing de conteúdo, conforme apresentado a seguir:

  • Seu conteúdo é compartilhável, relevante e valioso para o seu grupo-alvo.
  • Seu conteúdo contribui para a realização de seus objetivos de vendas ou organização.
  • Seu conteúdo não vende seu produto, mas ajuda seu público-alvo a descobrir que seu produto é o que está procurando.
  • O conteúdo tem sua base em um site ou mini site. (Tem base nas mídias sociais? Então é marketing de mídia social)

Isso significa que seu conteúdo para o marketing de conteúdo deve ser sempre informativo? 

Não. 

O conteúdo informativo responde à proporção do seu grupo-alvo. 

Mas se você quiser responder às emoções do seu grupo-alvo, ficará melhor com conteúdo com alto conteúdo de entretenimento.

Marketing de conteúdo: 3 exemplos práticos.

1. Coca-Cola “Compartilhar uma Coca-Cola”

Vamos começar esta lista com um dos melhores exemplos de marketing de conteúdo de uma grande marca:

A Coca-Cola.

Durante muitos anos, a Coca-Cola tem divulgado campanhas de marketing inovadoras que estabelecem uma conexão emocional com seu público amplo.

Embora você possa não ter o mesmo orçamento de publicidade da Coca-Cola, ainda é possível aproveitar algumas coisas dessa campanha popular.

A personalização pode ajudar muito os consumidores a se sentirem especiais e apreciados.

Seja enviando uma mensagem pessoal por e-mail ou fazendo recomendações de produtos com base nos comportamentos de compra de um consumidor.

Quanto mais personalizado for seu marketing, mais eficaz ele será.

Construir uma conexão emocional com os consumidores é outra tática que você pode tomar emprestada dessa campanha da Coca-Cola.

Considere o que seus consumidores mais se importam e encontre maneiras de atrair suas emoções e fazer conexões autênticas.

2. General Electric

Quando você pensa em marketing de influência social, seu primeiro pensamento provavelmente não é a General Electric.

No entanto, a GE oferece um dos melhores exemplos de marketing de conteúdo para marcas B2B.

Em vez de destacar seus produtos de consumo (como lavadoras e aspiradores de pó), a empresa decidiu usar os influenciadores de mídia social para destacar seus outros negócios, como motores a jato e turbinas eólicas.

Se você está considerando o marketing de influência, você pode tomar uma nota da GE.

Encontre os influenciadores certos para o seu mercado ou setor e certifique-se de que eles tenham seguidores que possam beneficiar sua marca.

Em seguida, considere o que você pode oferecer a esses influenciadores em troca de sua ajuda com sua campanha.

Pode ser produtos gratuitos, dinheiro ou, às vezes, apenas exposição a um público ainda maior.

No entanto, você não precisa trabalhar com influenciadores para utilizar conteúdo gerado pelo usuário como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.

Quer você crie um concurso ou apenas solicite feedback de forma consistente através das mídias sociais, você pode incentivar seus seguidores a postarem fotos de si mesmos usando seus produtos ou serviços.

Quando você republica este conteúdo, você está mostrando a seus clientes potenciais e clientes o que os outros pensam sobre sua marca enquanto mostra ao cliente sua apreciação por seus negócios.

3. Campanha multicanal da Nintendo para Switch

Outro dos melhores exemplos de marketing de conteúdo vem da Nintendo.

Ao lançar seu console Switch, o gigante dos videogames usou vários canais de marketing para gerar entusiasmo para o novo console e anunciar seu lançamento.

A campanha do Switch foi global, abrangendo várias contas para alcançar clientes em todo o mundo.

Mesmo que sua empresa não seja uma marca global, você ainda pode aprender com os melhores exemplos de marketing de conteúdo, como a campanha Nintendo Switch.

A campanha global entre canais da Nintendo foi tão eficaz porque as mensagens e o branding permaneceram consistentes em todos os canais, desde postagens de mídia social até outdoors.

É importante manter sua marca visual e mensagens consistentes em todas as campanhas e todos os canais.

Ao se concentrar na promoção consistente da marca, você pode garantir que sua empresa esteja comunicando uma mensagem clara em todas as campanhas.

E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o que é marketing de conteúdo, então continue em nosso site e confira muito mais.

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