A evolução do marketing vem aí. Em um passado não muito distante, a ideia de inteligência artificial no marketing (IA) estava ligada – principalmente – a carros voadores e a sobrevivência da humanidade em um possível extermínio por robôs malignos. Maluquice, não é?
Mas, se ainda não temos robôs que parecem humanos e convivem em espaços físicos de trabalho ou mesmo em casa, já existem sistemas com capacidade de replicar habilidades humanas. Isso porque conseguem aprender e realizar tarefas como pensar, tomar decisões e agir seguindo comandos.
De certa forma, esse é o objetivo da inteligência artificial: criar um mecanismo que possa simular a capacidade humana de pensar e resolver problemas.
Isso envolve uma variedade de tecnologias, desde o reconhecimento de voz, imagem, técnicas de aprendizado e muito mais.
Presente em muitas aplicações do dia a dia, a IA também é utilizada para melhorar resultados de marketing focados em pessoas. Por isso, não só traz vantagens às empresas, como também ao público.
Mas será que você está explorando todo o potencial dessa tecnologia? Chegou a hora de descobrir como esse conjunto de ferramentas e estratégias pode ser aplicado e impulsionar sua criatividade e eficiência.
Quais são as principais tendências de inteligência artificial?
O conceito de inteligência artificial se refere a nada mais que uma maneira de simular a inteligência humana. Parece simples, não é? Até porque o intuito dessa tecnologia – e uma das grandes vantagens – é resolver tarefas simples, em uma escala maior e liberar tempo para que as pessoas solucionem os problemas mais complexos.
E aí vem uma dúvida. Fazer atividades mais complexas não seria a função da IA? A resposta é sim e não. Ainda existem aspectos que são insubstituíveis, como a criatividade e habilidade de adaptação, que diferenciam humanos das máquinas.
Mas, para contestar esse fato, há campos de estudo tentando acabar com esse benefício. Entre eles, estão o Machine Learning e o Deep Learning, bastante relevantes quando falamos sobre as aplicações da inteligência artificial no marketing.
Machine learning e a Inteligência Artificial
O Machine Learning surge de um conceito fácil de ser compreendido: é possível fazer as máquinas aprenderem sozinhas, ao invés de ensiná-las.
É assim que os algoritmos aprendem e conseguem criar seus próprios padrões e agrupamentos de dados. Quando aplicada essa tecnologia ao software, a partir dessas informações são capazes de fazer previsões com alta precisão, emitindo insights e formulando hipóteses sem uma programação prévia.
Existem duas maneiras que o processo de aprendizagem pode ocorrer: com ou sem reconhecimento supervisionado. A diferença entre as duas vertentes é que, na primeira, permite que a IA faça o que foi treinada para fazer, enquanto a segunda consegue criar.
Quer um exemplo do funcionamento na prática? As sugestões que sites de e-commerce apresentam após uma compra. Essas informações são resultados de milhares de interações de consumidores. Dessa maneira, a inteligência artificial consegue criar uma relação natural de fidelização do cliente.
Deep learning
A tecnologia do Deep Learning, uma das vertentes do Machine Learning, funciona de uma maneira diferente. Atua como uma forma de “varredura” detalhada de dados, por intermédio das chamadas redes neurais.
As camadas dessas redes têm a capacidade de trabalhar com bibliotecas gigantes de dados, dentre as quais podemos citar o banco de Tweets do Twitter e o banco de páginas e imagens do Google. É por essa razão que o Google é considerado uma das empresas precursoras do Deep Learning e usa fortemente esses algoritmos.
Quando falamos dessa tecnologia no Facebook, entretanto, surge outro exemplo. A IA evoluiu ao ponto de reconhecer traços faciais ocultos, como por óculos de sol, chapéu e outros acessórios.
Nesse cenário, o Deep Learning atua como uma poderosa extensão da memória humana, indo além de padrões pré-definidos e identificar informações complexas.
Processamento de linguagem natural
Essa dimensão da inteligência artificial tem como finalidade estudar a linguagem, seja falada ou escrita.
Se você já entrou em contato com chatbots e assistentes virtuais então sabe do que estou falando. A Siri e Alexa, por exemplo, são chamadas de “filhotes” da tecnologia do processamento de linguagem natural. Dessa forma, conseguem os melhores resultados em instantes de busca por dados.
Inteligência artificial no marketing
A IA no marketing funciona em diversas frentes. Essa tecnologia está presente, por exemplo, na segmentação de clientes e público-alvo, adotando estratégias de comunicação e marketing mais certeiras e definitivas.
Em outros casos, por meio de um software de inteligência artificial, pode promover a automação de marketing e realizar, por exemplo, disparos de e-mail marketing para inscritos em newsletter ou visitantes que baixaram algum material educativo da empresa. Além disso, em casos de e-commerce, são capazes de enviar uma mensagem pelo chatbot para consumidores que abandonaram o carrinho na intenção de convencê-los a finalizar a compra.
A inteligência artificial é um instrumento muito útil para criar e manter o exercício do marketing em uma empresa. E se você está se perguntando ainda onde consegue aplicá-la, basta continuar lendo :).
1. Segmentação de leads e conteúdo
Lembra do Machine Learning? Uma das grandes vantagens de usá-lo é a segmentação de leads, variando entre os classificados pelo marketing e outros possivelmente para a área de vendas.
Além de classificar sua base de clientes entre Marketing Qualified Leds (MQLs) e Sales Qualified Leds (SQLs), a inteligência artificial também ajuda a construir um perfil de cliente ideal mais preciso. Assim, conforme a entrada de nova informação, o software atualiza os dados para melhorar as estratégias de marketing.
Com a automação da segmentação de contatos, há uma consequente personalização da comunicação e conteúdo de cada usuário. Dessa forma, as mensagens se tornam mais assertivas aos clientes e potenciais clientes, chegando a eles em plataformas de anúncios, redes sociais e de conteúdos, e muito mais.
2. Análise preditiva
Com tantos dados entrando, as equipes de marketing estão tendo dificuldades em obter insights. Aqui, o papel da IA é fazer com que haja um proveito máximo desses dados por meio da análise preditiva.
Essas análises aproveitam uma variedade de aprendizados de máquina, algoritmos, modelos e conjuntos de dados para prever o comportamento futuro. Isso pode ajudar no entendimento da necessidade do consumidor, permitindo que as campanhas sejam posicionadas com mais precisão.
3. Evitar o churn
O churn é um indicador de desempenho que mensura a quantidade de clientes que abandonaram a sua empresa, ou seja, interromperam o relacionamento e já não fazem mais uso dos seus produtos ou serviços.
Com a inteligência artificial, sua equipe de marketing consegue mapear os motivos que podem levar clientes a tomar essa decisão. Assim, é possível se antecipar e desenvolver ações para impedir que isso aconteça, levando em consideração quando devem intervir e calculando a vida útil do consumidor.
Em quais estratégias usar a inteligência artificial?
Agora que já vimos as possibilidades de benefícios da IA, chegou o momento de saber onde utilizá-las e entender cada funcionamento para o crescimento da sua marca, especialmente no âmbito do marketing digital. Vamos lá?
1. Geração e mapeamento de conteúdo
Em uma estratégia de marketing, o que não pode faltar é a produção de conteúdo, não é mesmo? Contudo, é importante que esse conceito não esteja ligado somente a opiniões. É necessário ser o resultado dos objetivos da empresa alinhado ao que está em destaque no ambiente digital.
Uma solução é o uso do Semrush, Google Trends e ferramentas similares para consolidar o seu mapeamento de conteúdo, mantendo em mente o ranqueamento e engajamento orgânico.
É a partir desse momento que você pode dar início a geração de textos, usando plataformas de conteúdo generativo como GalilAI, ChatGPT e Jasper, por exemplo. Assim, você consegue criar mais conteúdo com mais eficiência em menos tempo, sem perder a qualidade.
2. Fluxos de nutrição
Fluxos de nutrição podem ser utilizados tanto em estratégias de atração quanto de retenção. O que varia é o tipo de conteúdo e momento que o gatilho é lançado.
Em poucas palavras, é possível usar a dor do cliente, identificada por meio do interesse dele em um determinado conteúdo, para ensiná-lo e presentar a solução que ele precisa e a sua empresa pode prover. Além disso, também auxilia na segmentação da audiência a partir de um software de automação de marketing.
3. Experiência do usuário
Com a inteligência artificial, é possível oferecer melhores experiências aos clientes da sua empresa. Ao entender melhor as preferências do seu público, é mais simples e assertivo desenvolver ações que vão ao encontro das necessidades do usuário e facilitem a sua vida.
Um exemplo é a possibilidade de fazer checkout com apenas um clique em compras de e-commerce. Ou, ainda, um chatbot inteligente de WhatsApp que soluciona problemas de complexidade baixa e média em vez de aguardar horas no telefone para ser atendido por um humano.
Então, ficou claro para você como usar a IA no marketing? Investir nesse tipo de tecnologia pode elevar o seu nível de profissionalismo das suas estratégias de atração de clientes e de fidelização do relacionamento.
Se você está em busca de mais eficiência e produção do seu conteúdo, nada melhor do que ter uma tecnologia de inteligência artificial do seu lado. É com essa evolução que você vai conseguir chegar ainda mais longe e alcançar resultados inovadores. Que tal testar essa estratégia?
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