O Facebook e Instagram são ótimos para alcançar pessoas organicamente, porém utilizando o Facebook Ads, podemos chegar muito mais longe!
Neste sentido, para saber como funciona o Facebook Ads, confira o nosso artigo de hoje.
Não deixe de conferir esse meu outro artigo aqui, onde eu falo sobre: Google e Facebook Ads: Principais diferenças
Com os anúncios do Facebook Ads, você pode aumentar seu impacto no Facebook e Instagram exponencialmente.
Ok, não é de graça, mas na vida.. o que é realmente de graça?
Se você adotar uma boa estratégia, poderá recuperar seu investimento e provavelmente com um bom lucro.
Esses dias mesmo, vi um vídeo do Nikolas Sasso, onde ele disse que já aconteceu de colocarem R$ 50,00 em uma campanha, que passou dos R$ 500,00 em vendas.
Mas não se baseie nesse tipo de resultado, pois é exceção, conseguimos sim um ótimo ROI em publicidade, mas patamares altos assim, são difíceis.
Anúncios do Facebook Ads também podem funcionar para você em pequena escala.
Você pode começar a partir de alguns Reais por dia, e você pode trabalhar de forma muito flexível.
Veja eu mesmo, impulsiono meus conteudos, com cerca de R$ 5,00 por dia.
Você pode ter ouvido histórias sobre pessoas que impulsionam postagens e só recebem curtidas, sem que a pessoa seja realmente interessada no que voce tem a dizer.
Isso só acontece se você usar o botão “Impulsionar essa publicação”, pois as opções de segmentação e configurações adicionar, são limitadas.
Mas se você abordar seus anúncios no Facebook Ads corretamente, você não fará isso através do botão Impulsiona, mas através do Gerenciados de Anúncios.
Soa difícil? Não é mesmo? Neste Artigo eu dou a você um treinamento para iniciantes em anúncios no Facebook Ads.
Confira!
Por que anunciar no Facebook?
O Facebook é uma plataforma enorme, com milhões de Brasileiro registrados, sendo que a maioria deles acessam diariamente.
E ainda mais, caso você ainda não saiba, o Instagram é do Facebook e a Plataforma para anuncio é a mesma para os dois!
Você pode encontrar todos os públicos alvo no Facebook.
Você pode usar todas as informações que o Facebook coleta sobre seus usuários para alinhar melhor seu publico.
Ao contrário dos anúncios do Google, você não segmenta palavras-chave, mas sim o publico.
Assim, você não precisa esperar que alguém procure palavras-chave relacionadas ao seu produto e tente colocar o lance mais alto.
Com os anúncios do Facebook Ads, você mesmo pode criar a necessidade.
Mas acima de tudo, com os anúncios do Facebook Ads, você pode aumentar enormemente o seu alcance, ou seja, escalar seus resultados.
Muito mais do que o que é possível apenas no tráfego Orgânico (ou esperasse pelo alcance viral).
Facebook Ads: 7 passos para iniciar
1. Conheça os tipos de anúncios no Facebook Ads
O Facebook Ads tem diferentes tipos de anúncios.
Existem 3 categorias principais:
-
- Reconhecimento
- Consideração
- Conversão
É importante que você decida o que deseja alcançar com o seu anúncio antes de começar.
Comece com o Objetivo em mente.
O que você quer que o anúncio faça?
-
- Você quer alcançar mais pessoas com sua publicação?
- Você quer que as pessoas curtam sua página?
- Você quer que as pessoas vejam seu vídeo ?
- Deseja que elas cliquem para ler ler seu Artigo no blog
- Fazer o download do seu E-book?
Dependendo da sua escolha, você terá opções diferentes, seu anúncio será diferente e será otimizado de forma diferente.
2. Conheça as campanhas e conjuntos de anúncios
Nós sempre dizemos “ Facebook Ads “, mas um anúncio no Facebook é mais do que apenas um anúncio.
Os anúncios do Facebook estão divididos em 3 níveis:
-
- Campanhas
Campanha é onde você define o Objetivo e o Orçamento (Esse ultimo por enquanto opcional ainda).
-
- Conjuntos de anúncios
Aqui você vai definir o Publico, Orçamento, Período e os Locais onde será veiculado.
Resumindo, no Conjunto de Anúncios você irá definir: Para quem, Quanto, Quando e Onde.
-
- Anúncios
Aqui você irá criar o anuncio em si, ou seja, o famoso Criativo.
Em outras palavras, aqui você vai definir o: O Que
Uma campanha contém 1 ou mais conjuntos de anúncios.
E cada conjunto de anúncios contém 1 ou mais anúncios.
A sequência lógica aqui é: Campanha –> Conjunto de Anúncios –> Anúncios
E um está dentro do outro.
3. Criando seu primeiro anúncio no Facebook
Para começar, é importante que você tenha uma página no Facebook.
Caso contrário, infelizmente não será possível começar com publicidade no Facebook Ads.
Após ter seu pagina, se você clicar em criar anúncios, você verá imediatamente uma tela onde você pode criar um anúncio.
Lógico, mas pode ser bastante confuso para o iniciante.
Exceto se você já tem algum conhecimento de publicidade no Facebook Ads.
Uma duvida que muitas pessoas tem, é de se é necessário “aquecer a Página”, e a resposta é simples: Não
Você pode simplesmente criar a página, e começar a anunciar.
Eu ainda faço uma ou duas postagens, para se a pessoa que clicar em meu anuncio e for em minha página, ainda ver alguma coisa.
Mas não é obrigatório, e não faz grande diferença para anúncios.
4. Selecione seu objetivo de marketing
Existem vários objetivos de marketing para alcançar seu publico alvo.
Ao mesmo tempo, há três pilares mais importantes: Reconhecimento, Consideração e Conversão.
Eu gosto de escolher conversões, porque é o que vai trazer resultados.
Pense como uma empresa, pense cuidadosamente no que você deseja alcançar com seus anúncios do Facebook Ads.
Não adianta muito você escolher o objetivo de Reconhecimento de Marca, se o que você deseja é vender o seu produto.
Ou o Objetivo de Visualização de Pagina, se você deseja que a pessoa baixe um E-book, para cadastrar o email dela.
Basicamente pense assim:
-
- Se voce deseja Mostrar seu conteudo, sem interesse de captar o lead ou vender, utilize Visualização de Página
- Se a intenção é que a pessoa converta de alguma forma, comprando, se cadastrando, etc… o Objetivo é Conversão
- Se você deseja que as pessoas vejam um novo video seu, obviamente você deve usar o Objetivo Visualização de Video.
Resumindo, pense no seu objetivo e escolha o correspondente.
5. Escolha seu Publico alvo
Se você está apenas começando com publicidade paga no Facebook Ads, pode ser difícil alcançar o público certo.
Isso faz com que seja importante experimentar até alcançar o publico correto.
Você pode encontrar seu publico de algumas formas:
-
- Publicos Personalizados – Lista de Clientes
Nesse modo, você importará uma lista de emails de clientes, por exemplo, e poderá anunciar para eles no Facebook
-
- Publicos Salvos
Nessa modalidade, você fará a segmentação manual, ou seja, vai escolher interesses, paginas que as pessoas curtem, idade, genero, etc.
Aqui, será mais pelo que você sabe pelo produto, por exemplo, para um curso de crochê provavelmente você colocará mulheres, com mais de 25 anos, que sejam casadas.
Daí você pode me dizer “Mas Danilo, um homem tambem pode comprar!”, e eu te respondo, Sim… Pode, porem são muitos que compram? – Com certeza não.
São vendas, e nós temos que nos concentrar em quem na sua maioria compra, dessa forma conseguimos diminuir o custo com os anúncios!
-
- Públicos Semelhantes (Look a Like), esse publico é um onde você informa um publico personalizado, uma pagina ou perfil do Instagram como base, e manda que o Facebook encontre pessoas com perfis parecidos.
Normalmente utilizamos muito esse publico, a partir de lista de compradores, ou seja, carregamos a lista de compradores, e solicitamos que o Facebook encontre pessoas parecidas, que tem maior chance de conversão.
6. Escolha onde você deseja colocar o anúncio
Por padrão, o Facebook Ads oferece a opção de anunciar em todos os canais.
No entanto, não recomendo escolher essa opção.
Por esse motivo, decido por mim onde o anúncio será exibido.
Isso funciona muito melhor!
Por exemplo, se eu estou fazendo um anuncio somente com Imagens, eu não coloco para que ele apareça no Instagram e Facebook Stories.
Por que? Simplesmente porque o anuncio não fica legal de se ver no Stories, se fosse um video, dai sim.
7. Orçamento e planejamento
Existem duas opções no Facebook Ads para configurar um orçamento quando temos orçamento no Conjunto de Anúncios.
Usando um orçamento diário ou um orçamento de duração.
Caso você escolha o Orçamento na Campanha, o Facebook fará toda a gestão deste orçamento para os Conjuntos de Anuncios que estão dentro da campanha.
Eu sou um defensor de um orçamento no Conjunto de anúncios e de forma diária.
Isso dá a você, na minha opinião, mais controle sobre a eficácia do seu anúncio.
Seu anúncio está sendo executado corretamente, está convertendo? Aumento o orçamento!
Você sempre tem a opção de aumentar ou diminuir seu orçamento diário, assim alcançando mais pessoas e escalando seus resultados.
Uma Dica extra:
Sempre que encontrar um link de ajuda, nas paginas de criação dos anúncios, clique em cima!
Se tiver uma pequena interrogação, leve o mouse, clique.
A central de Ajuda do Facebook tem MUITA COISA!
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o Facebook Ads, deixe seu comentário a baixo!
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Bacana Danilo, eu comprei o fórmula do Alex Vargas, mas não comecei a estudar ainda, você que tem mais experiência que eu, nele têm condições de começar a vender como afiliado?
Opa Eduardo, tudo bem?
Então, o curso do Alex Vargas, Formula Negócio Online é focado em te ensinar do zero, até você ter sua estrutura completa para vender como Afiliado mesmo.
Claro que os conceitos e pratica que ele ensina, servem para produtores e até negócios fisicos, porem o foco dele é o Marketing Digital relacionado a Afiliados mesmo.
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