Trabalhando com vendas, você com certeza já ouviu falar de alguns conceitos como funil ou jornada do cliente e até mesmo estratégia AIDA.
Esses termos se relacionam com estratégias de marketing que estão ligadas a entender quem é o seu publico comprador, seus desejos e dores.
Hoje vou te apresentar a estratégia AINDA.
Ela é extremamente relevante e muito usada no marketing, pois ajuda na estruturação na estratégia de vendas.
Neste post vou te explicar os conceitos da AINDA e como aplicar eles.
O que é AIDA?
Ainda é uma estratégia que tem por objetivo entender o comportamento e a jornada de compra de um cliente, com fim de guiar ele de maneira mais eficiente dentro do funil de compra.
AIDA é uma sigla, que quer dizer: Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que são exatamente as fases de um cliente na jornada de compra.
Criado inicialmente por Elmo Lewis, no século XIX com o objetivo de melhorar o processo de vendas.
O método evoluiu e hoje já conta com diversas variações e interpretações.
Essa técnica já foi utilizada desde o primeiro contato com a marca até o momento de compra.
Para entender melhor o que significa AIDA, vai ser precise que eu te explique o conceito de cada uma dessas fazes e é isso que vamos ver agora.
AIDA: 4 Fases distintas
Essa estratégia foi dividida em 4 fases e essas fases conversam com as fases do funil clássico de vendas.
Na boca do funil, temos a fase de atenção, e o cliente é levado até a ação, que seria o fundo do funil.
Atenção
A primeira fase é a atenção, nela o objetivo é atrair a atenção do provável cliente, para que ele conheça o que você tem a oferecer.
Aqui, nada mais do que atrair o cliente, para ele trocar aqueles primeiro segundos, por algum tempo mais de atenção em você.
Sabe quando dizem que a primeira impressão é a que fica, pois é, nesta fase isso fica bem evidente.
Você precisa fazer com o que o cliente tenha o primeiro contato com você ou sua marca, e vá para a próxima fase da estratégia AIDA.
Interesse
Depois que você despertou a atenção de seu prospecto, agora precisamos que ele sinta desejo de continuar vendo o que você oferece.
Neste ponto, você precisa realmente conhecer bem a sua persona (ou avatar), porque vai precisar tocar em dores ou desejos do seu cliente.
Dessa forma, podendo oferecer seu produto, que vai resolver essas dores ou desejos.
Desejo
Já pegando o ganho da fase anterior, vamos agora despertar o desejo dele, você já mostrou o que ele deseja e agora é hora de realmente aguçar isso em seu cliente.
Aqui já começa o convencimento, de que aquela dor ou desejo vai ser resolvida com seu produto ou serviço.
As fases de Interesse e Desejo são muito parecidas, então provavelmente ele andará no funil bem rápido nesse ponto!
Aqui já temos o meio do funil.
Ele já reconhece o problema ou a oportunidade e já sabe do que ele precisa para resolver.
Você tem que mostrar que é a melhor opção.
Você pode usar e abusar de provas sociais em depoimentos de outros clientes.
Ação
Chegamos na base do funil, agora precisamos chamar o cliente para a ação.
Seu cliente já passou por todas as fases do funil e é a hora de chamar ele para concluir.
Provavelmente se ele chegou até aqui, falta um pequeno empurrão para que ele finalmente compre.
Aqui você já pode oferecer um desconto, lembrar da garantia, ou até mesmo bônus adicionais.
E também podemos utilizar aqui alguns gatilhos mentais, como urgência.
Veja esse meu artigo sobre Gatilhos mentais.
Em resumo…
Se você vende na internet, provavelmente já utilizou estratégia AIDA, mesmo sem saber do que se tratava.
Essa estrutura hoje em dia é utilizada até em títulos de artigos e videos, no conteúdo de videos, etc.
Utilizando essa estratégia, os conteúdos ficam mais atraentes e provavelmente você terá mais retenção de seu público.
Deixe algum comentário aqui em baixo, pode ser uma crítica ou elogio.
Excelente conteúdo. Me esclareceu a dúvida que sempre tive sobre a AIDA. Obrigado
Muito obrigado pelo comentário, espero que aproveite todo o conteudo do site!