O que é o CBO? – CBO significa Campaign Budget Optimization
Mas vamos lá…
O CBO nada mais é do que a Otimização do Orçamento da Campanha.
Simples assim!
Ok Ok, agora você deve estar perguntando: Tá… e…?
CBO na verdade, é a configuração onde o próprio Facebook vai fazer a gestão do orçamento, ele pegará o valor informado como orçamento de campanha e distribuirá entre os conjuntos de anuncio.
O problema que vejo muita gente “vendo”, é que isso não é proporcional e pode gerar gastos excessivos em públicos ruins.
Vamos lá, até alguns meses atrás, quando você fosse subir uma campanha de anúncios no Facebook Ads, você seguiria a seguinte hierarquia:
- Campanha – Definindo aqui o Objetivo da Campanha;
- Conjunto de Anúncios – Aqui você definiria o Orçamento, Datas de Veiculação ou prazo, Públicos e Posicionamento de Exibição;
- Anúncios – O que será exibido (imagem, textos, etc);
Veja bem, uma Campanha pode ter Vários Conjuntos de Anúncios, assim como um Conjunto de Anúncios pode ter vários anúncios.
Veja na imagem acima, a parte alaranjada com vermelho seria a Campanha, dentro dela, os círculos são os Conjuntos de Anúncios e os Quadrados dentro dos círculos, são os anúncios.
Conseguiu entender melhor? – Sei que sou um Péssimo desenhista!
A baixo vemos a tela onde fazemos o Orçamento Conjunto de Anúncios, no modelo anterior:
Ou seja, no modelo anterior, você poderia ter vários conjuntos de anúncios e em cada um deles você poderia definir manualmente o valor para o Facebook Ads gastar.
Dessa forma, você tem controle total sobre o quanto está sendo gasto por aquele conjunto de anúncios.
Já dentro de cada Conjunto de Anúncios, o Facebook sozinho faz a otimização e acaba dando prioridade de gastos para os melhores anúncios.
Levando em consideração, por exemplo, o objetivo da campanha.
Agora vamos para o CBO.
A estrutura que desenhei para você ali atrás, é a mesma!
A diferença, é que nesse caso, você irá colocar o valor do orçamento, somente na Campanha, e todo o resto ficará no automático!
A baixo temos a tela onde configuramos o orçamento utilizando a Otimização do Orçamento da Campanha (CBO):
E eu tenho visto muita gente reclamando disso, até gente conhecida no mundo dos Ads, porem tem um detalhe que muita gente não está vendo.
Ou pelo menos eu acho que não estão vendo.
Tem um “pulo do gato” na história do orçamento de campanha, que acabamos conseguindo fazer um controle melhor dos gastos.
Ou seja, é mais uma mudança, que a maioria do povo está reclamando, mas que aparentemente vai ser ótima!
Como exemplo, você pode fazer o seguinte:
- Orçamento da Campanha: R$ 100,00:
- Conjunto de Anúncios A: Mínimo R$ 20,00 / Máximo R$ 50,00
- Conjunto de Anúncios B: Mínimo R$ 5,00 / Máximo R$ 25,00
- Conjunto de Anúncios C: Mínimo R$ 5,00 / Máximo R$ 25,00
Na tela a baixo, podemos ver onde nas configurações do Conjunto de Anúncios que colocamos os limites mínimos e máximos:
Veja bem, esse é somente um exemplo para que você entenda, não é um exemplo na pratica, pois cada caso é um caso.
Mas nesse exemplo acima, digamos que o meu Conjunto A tem o melhor público, eu já sei que ele vende mais.
Concorda que nesse caso, é melhor que eu deixe mais orçamento para ele e menos para os outros públicos.
Nesse cenário, os Conjuntos B e C, podem ser públicos que eu ainda estou testando e não tenho certeza de que são bons, e eu não quero que o Facebook queime todo o orçamento nele.
A maior preocupação que eu vejo, é que o povo está pensando num cenário onde esses mínimos e máximos não existem.
E realmente, se não existissem, seria possível o Facebook gastar todo o orçamento num dos Conjuntos, que não necessariamente é o melhor.
Eu recomendo que você comece hoje mesmo a fazer testes campanhas utilizando o CBO, pois além de parecer muito melhor, de fato num futuro próximo ele será a única opção.
E é sempre bom estarmos atualizados e na frente daqueles que só reclamam e lamentam.
Qualquer coisa, assiste o video também, acho que eles se completam…
Tenho um artigo relacionado com Facebook Ads aqui no Blog, de uma olhada: Facebook Ads: Como Anunciar e Sair do Zero nas Vendas? 7 Passos Para Iniciar
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4 Comentários
Que bacana a sua explicação, parabéns.
Muito obrigado!
Uau, esclarecedor! Obrigada
Muito obrigado! Espero que continue seguindo meus conteudos..